domingo, 11 de novembro de 2012

PT e PSDB acham que o Brasil é os EUA

A polarização política em torno de PT e PSDB é prejudicial à pretensa democracia nacional. A cada período eleitoral podemos observar o desejo, sutil e crescente, de uma terceira ou até quarta vias político-partidária para o país. O PSB está ai para nos mostrar que é possível (exceção ao caso de BH, onde os socialistas de ocasião se esgueiram entre o lulismo e o aecismo).

Observo, a cada ano que se passa (e utilizando o fato de trabalhar para o Estado de Minas Gerais a alguns anos como educador) que PT e PSDB tem muito mais pontos em comum do que a mídia política e os próprios partidos tentam contrariar. Ambos são filhotes de uma centro-esquerda que se esconde sob o véu da social-democracia, uma ideologia do clássico "em cima do muro": nem popular, nem liberal; nem conservadora, nem libertária. Ou seja, um vai-não-vai que se casa muito bem com a geléia geral política brasileira.

O mais ridículo é que ambos querem transformar a política nacional num modelo estadunidense, de factual bipartidarismo; o sonho de Lula, FHC, Dilma, Serra e demais é transformar a briga dos dois partidos em algo como republicanos e democratas!

Porém esquecem que aqui ainda é Brasil, não a "América" rica e fragmentada do norte. Nossa miscigenação histórica já indica que concentrar as coisas por aqui é sinal de desconhecimento de nossas raízes. Somos plurais e múltiplos, somos muitos brasis e brasileiros, um povo multi-etnico, multi-político, multi-isso e aquilo o mais....e projetos de polarização como desejam tucanos e lulóides estarão quase sempre condenados ao fracasso.

2 comentários:

  1. Não concordo com a visão do bi polarismo partidário no Brasil, nem ideológico e nem funcional.O PSB cresce muito mais "sutil", enquanto outros partidos pequenos, como o PV, juntos podem deslocar o poder do atual eixo. A falácia e a verborragia dos partidos mais radicais, como o PCO ou PSTU atrapalham esse processo. Observando mais atentamente o quadro político brasileiro, não há mínima possibilidade do modelo estadunidense vingar aqui, não pelas justificativas que você apresentou, mas pelo próprio processo intrínseco e complexo que é nossa política. Percebo muito mais fortemente o descontentamento do eleitor com a falta de candidatos sérios do que por legendas partidárias. O amadurecimento político no Brasil é um processo lento, que ainda está engatinhando, mas que apresenta alguns resultados. Nosso eleitorado já não se entrega tanto à legenda, mas sim ao candidato. Por isso, nas milhares de cidades brasileiras, muitos partidos pequenos têm sido vitoriosos. Mas não é de se sobressaltar, caso conchavos e "forças ocultas" recoloquem velhos políticos em novas roupagens. Esse é o nosso país, o país do improviso, do sobressalto e da surpresa. Difícil de analisar. Aguarde os próximos capítulos presidenciais para uma melhor análise.

    ResponderExcluir