quarta-feira, 12 de maio de 2010

Como funciona o Pentecostalismo?

No vídeo tratando do fenômeno "Neopentecostalista" creio que uma questão tenha se elucidado na mente de muitos que o assistiram: afinal, neo-pentecostalismo é o novo pentecostalismo, mas que diabos é esse pentecostalismo, como funciona, que ideia é essa?

Peguemos a origem grega da palavra que significa "50º dia" (Pentecostes). Este 50º dia recebe duas interpretações, uma judaica e outra cristã. No judaísmo é referente ao 50º dia após o êxodo egípcio, com a entrega dos 10 mandamentos a Moisés no monte Sinai; já os cristãos entendem como o 50º dia após o domingo de Páscoa, com a tomada do Espírito Santo pelos apóstolos (que a partir daqui iniciam as suas vidas de pregadores mundo afora, coincidindo com o que muitos entendem como o início da Igreja cristã).

Como o pentecostalismo em estudo é referente ao mundo cristão (o mesmo valendo para o neopentecostalismo subsequente) fiquemos com a ideia de que estas são agremiações religiosas, cristãs, que valorizam, e muito, o que chamam de "dom do Espírito Santo".

Este dom seria uma espécie de poder, de força divina, que toma a vida do indivíduo a partir do momento em que ele aceita Jesus como salvador e o próprio Deus cristão, numa espécie de gratificação metafísica derivada de um ato de fé.

Assim, o Pentecostalismo e suas instituições marcantes (Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana, Igreja Batista) comungam a noção ideológica de que ao fazer parte daquela igreja a pessoa entra em conluio com o Espírito Santo, e da mesma maneira dos apóstolos, é tomado pelo seu poder, assumindo a condição de cristão, e além, a condição de pregador ou evangelizador (de alguém que leve a palavra adiante, mundo afora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário