terça-feira, 25 de outubro de 2011

Big Bang: a explosão que atormenta e fascina!

Motivado depois de assistir ao primeiro episódio da série "Curiosidade" do canal pago Discovery Channel, entitulado "Deus criou o Universo?", com a participação do gênio da física Stephen Hawking - autor do clássico "O Universo numa casca de noz", quero aqui, na minha ignorância de cientista das humanidades, falar um pouco do evento primordial e magnífico chamado Big Bang!
 
O Big Bang, ou a grande explosão cósmica que criou o Universo a bilhões de anos atrás é um conceito astrofísico desenvolvido a poucas décadas e que causa furor, acalorados debates, entre a comunidade científica ou em especial dividindo religiosos e céticos/ religião e ciência.
Para aqueles que são criacionistas, portanto religiosos, o Big Bang pode ser entendido como o momento da criação Divina, como o ato inicial de Deus originando o Universo; contudo a ciência, em especial a astrofísica, diz o que muitos não conseguem conceber: o Universo e tudo em si foi criado a partir do nada!
 
De forma limitada posso dizer que em termos quânticos, ou seja, a níveis sub-sub-sub atômicos, o dito nada é capaz de produzir algo....
Para a compreensão desse "nada" Stephen Hawking é importantíssimo pois será o seu trabalho, reconhecido pela comunidade científica, sobre os buracos negros que irá por fim equacionar a milenar dúvida de como surgiu o Universo: o Universo é constituido de energia e espaço/onde se concentra toda energia negativa produzida pela explosão (desde Einstein sabemos que matéria e energia são basicamente a mesma coisa, vide E= m.c2) e ambas, juntamente com o tempo, são consequências da explosão primordial - antes do Big Bang não há tempo, e os buracos negros mostram isso (dentro de um buraco negro o tempo simplesmente desaparece, pára!).
 
De certa maneira uma espécie de buraco negro infinitamente pequeno e denso explodiu, e este buraco negro não pode ser criado, ele é o dito "nada", porque para se criar algo, para que ocorra causa e consequência é preciso inserir a condição tempo! E assim, nossa vida adquire um significado único: fazemos parte de um fenômeno cósmico, e o que chamamos e entendemos por vida nada mais é que a única oportunidade de nos maravilharmos com o Universo e seu processo de desenvolvimento!
 
Por fim parafraseando o próprio Hawking "Não quero desrespeitar a fé de ninguém, eu só acredito que a ciência me traz respostas mais simples e mais exatas"....

2 comentários:

  1. Prezado professor Thiago,
    Muito bom o vosso artigo, parabéns pelo blog.
    Gostaria que o professor fizasse um comentário a respeito da crise dos estudantes da USP e a Policia Militar, o que haveria por tráz disto tudo.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir