segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os ventos agora sopram em novas direções...

Em uma das "bíblias" dos livros de negócios/auto-ajuda "Quem mexeu no meu queijo" de Spencer Johnsons somos colocados diante de um dos maiores desafios da vida humana: estar preparado para mudanças.
 
Toda mudança, todo processo de ruptura com ordens antigas e sob o estabelecimento de novas ordens, carrega em si algo de doloroso, digno de medo. Por isso muitos de nós quando envelhecidos nos tornamos ranzinzas, temerosos com os novos tempos, e paralisados diante de um saudosismo dos tempos de outrora onde tudo era bom ou mais digno.

Sinceramente este medo é compreensível, a dificuldade inerente a toda mudança é compreensível, contudo devemos nos manter cônscios de que mudar, ou sofrer mudanças ao longo da vida (seja em qual setor da vida ocorrer) é nada mais que a dinâmica natural da existência.

Uma vida imutável, paralisada, não é vida - é tanathos (uma pulsão de morte como dizia Freud). E assim, de maneira quase estóica, devemos nos manter atentos e corajosos diante dos novos fatos e desafios da vida, abraçando-os como aquilo que eles realmente o são - forças dinâmicas!
Digo isto porque estou, vagarosamente e de certo modo calculadamente, aberto a uma grande e positiva mudança em minha vida, que já está em curso a poucos meses....em breve os mais íntimos saberão...porém fica a dica: encaremos toda mudança com serenidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário