domingo, 15 de janeiro de 2012

Operação Centro Legal é Legítima

Desde 3 de janeiro deste ano a PM e o Estado de São Paulo iniciaram uma operação de "combate" ao livre tráfico de drogas presente na região da Luz (Operação Centro Legal), área central da capital paulista - apelidada como "Cracolândia", visto a prevalência desta droga entre os dependentes químicos que por ali circulam como verdadeiros zumbis.

Vozes ligadas aos direitos humanos chamaram a ação do governo como "higienização", cujo princípio estaria na limpeza do local - dispersando os usuários de drogas, e revitalizando a região como centro comercial ou mesmo digno de circulação, longe, muito longe de qualquer preocupação com os dependentes químicos e seus dramas ali concentrados.

É claro que o governo paulista não vai querer que a ação seja entendida pela população como meramente repressora, querendo dar uma certa humanidade na ação policial; mas conscientes que somos fica evidente que a ação é repressão pura sim, a questão agora é debater se a repressão neste caso é legítima ou não.

Por pior que possa parecer, sendo eu um libertário convicto, tenho que reconhecer que a represão praticada na Cracolândia é justificada. Não é possível transitar, não é possível uma convivência social digna, em um bairro repleto de zumbis entupidos de tóxicos, que atraem todo tipo de ação criminosa: prostituição, roubos, mendicância, tráfico e até assassinatos.

Deixar que estas pessoas, doentes e necessitadas de amparo, se aglomerem formando centros de uso de drogas, é ser leniente com uma série de consequências negativas produzidas pela compra-venda das mesmas, ferindo o bom convívio social. Dai a necessidade de desconcentrar através do uso da força, ou alguém ainda é ingenuo para acreditar que um usuário/traficante de drogas ainda pode ser convencido por argumentação lógica?

As críticas, provenientes de grupos ligados ao lulopetismo no poder, são hipocritamente marcadas pelo viés político (na disputa pelo poder, sempre desqualificando a ação do grupo antagonista), até porque o Estado brasileiro não é exemplo de combate as drogas, muito menos de atendimento/recuperação eficaz aos dependentes químicos.


2 comentários:

  1. Parabéns por sua análise Profº Tiago
    Trata-se da análise mais coerente que ja li e ouvi, agora existe o Ministério Público criticando a ação da PMESP, mas segundo informações divulgadas, os promotores participaram havia três meses da ação planejada.
    Não é mais aceitável permitir a situação em que se encontravam os usuários e a ausência total do poder público, como bem relatou em seu artigo.
    Parabéns aos governos estadual e municipal, não prevaricaram.

    ResponderExcluir
  2. Concordo PROF, que estamos esquecendo e quem colaborou com toda esta situação, nada menos que a próprio Estado ou responsáveis anteriormente pelo local por vários anos os comandantes da PM do local nada fizeram apenas disfarçando suas obrigações , se não fosse pela inercia e prevaricação dos mesmos não estaria hoje a este ponto, a Promotoria deveria investigar a aceitação praticada dos responsáveis para que outros Comandantes compram com suas obrigações e não ficar analisando pequenos possíveis abusos , para quem abusou anos seguidos da população. (denuncieexija)

    ResponderExcluir