sábado, 5 de junho de 2010

Homens e Macacos

É comum em sala de aula, trabalhando com jovens do 6º ano do ensino fundamental (velha 5º série, na antiga nomenclatura educacional) você ouvir uma velha, e boa, questão: "professor, o homem veio do macaco?"

A resposta é definitivamente: não! E aqui não se confunda, caro estudante e leitor, isso não quer dizer que o criacionismo tem algum fundamento, sinto dizer que não tem mesmo...

Homens e macacos descendem sim de um animal em comum, que em algum momento do processo evolutivo dos primatas acabara gerando estas duas espécies, ou seja, homens e macacos não são irmãos, muito menos filho e pai, mas possuem um "elo" em comum, e como este ainda não fora definido pela ciência com exatidão dai o uso do termo "elo perdido" para este ancestral comum.

Estudos genéticos, sempre surpreendentes, comprovam que a diferença entre o nosso DNA humano (Homo sapiens sapiens) e o DNA de um chimpanzé comum (Pan troglodytes) é de apenas 1%!

Finalizando, segue abaixo alguns dados sobre nós, os primatas:

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Infraclasse Placentalia
Ordem Primates
Superfamília Hominoidea
Família Hominidae
Subfamília Ponginae (Pongo) = orangotangos
               Homininae (Gorilla) = gorilas
                              (Pan) = chimpanzés
                              (Homo) = seres humanos

Um comentário:

  1. De fato, meu caro professor e amigo, qualquer coincidência é mera semelhança. Estes 1% fariam uma grande diferença se, além do DNA, os homens soubessem se comportar com mais raciocínio do que com simples desejos da sua espécie.

    Excelente explicação, parabéns!!

    ResponderExcluir