terça-feira, 22 de junho de 2010

Nazismo e Socialismo - tirando a dúvida!

Pergunta enviada por Henara Patricia:

"Prof Tiago, assisto sempre os seus vídeos e acho um excelente material, estive acompanhando o seu trabalho nos vídeos sobre revolução francesa e achei profundo, principalmente porque você se detem nas bases filosóficas por trás das ideologias na revolução, assunto que poucos dãoa devida atenção ou importância!
Bem, a minha grande dúvida é a respeito de Segunda guerra Mundial, onde Alemanha de Hittler no 3º Reich é nazista, e Urss é comunista, ou soviética! Mas como entender essa oposição ou divergencia já que nazismo é anticomunista, e comunismo é socialista também, sendo que O nazismo significa Nacional Socialismo...... não é tudo Socialismo de Marx?
Eu pesquisei na internet mas cada vez eu estou mais confusa pois os historiadores mesmo entre si são muito contraditórios, enquanto uns dizem que o Naszimo é de esquerda outros dizem que é de extrema direita, eu nem sei mais o que é direita e esquerda agora, se é um parametro que muda conforme o ponto de vista, conforme a prespectiva, por exemplo, comunistas se dirigem á nazistas como esquerdistas, e nazistas se acham de direita e se dirigem á comunistas como esquerdistas?
E como é possivel nazismo e comunismo serem diferentes se os dois são socialistas? o próprio nome do Nazismo traduzido diz isso, e afinal quem é esquerda e direita?
Henara Patricia , Obrigada!"


Olá Henara, obrigado pela atenção ao meu trabalho e pelo envio de uma questão, vamos lá..
 
O fato do Partido Nazista ter como Nome "Nacional Socialismo" (dai o nazi - do alemão nazional sozialismus) nada quer dizer quanto ao uso ou mesmo influência do marxismo sobre esta ideologia muito singular, que se baseou sim no fascismo italiano de Mussolini criado no início dos anos 20 (que defendia um estado forte, centralizador, obviamente marcado pelo autoritarismo e militarismo).
 
O uso do termo "socialismo" pelos nazistas para denominar o partido nada mais era que uma artimanha de linguagem, como que demonstrando alguma preocupação com o social.
 
Sendo assim, o nazismo só deve ser compreendido como um movimento político de caráter de ultradireita, inclusive com a inclusão do caráter etnico em meio a uma ideologia conservadora, militarista e autoritária.
 
Exemplo disso é você notar que Hitler nunca tencionou destruir o Capitalismo, mas somente lutar contra o modelo liberal (característico de países ocidentais, como os EUA e a Inglaterra), pois ele defendia, como Mussolini, uma espécie de Estado total, altamente intervencionista.
 
Vale a dica de você assistir aos meus vídeos sobre o tema, "Nazismo" e "Fascismo Italiano" no canal do youtube.

2 comentários:

  1. também é preciso saber se o autor de tais palavras é comunista ou não , ou pelo menos se é de esquerda , normalmente isso diz tudo .

    ResponderExcluir
  2. O economista Mises já demonstrou como Hitler estatizou a economia alemã abolindo a propriedade privada, de um modo diferente do Marxismo, ao estatizar o cidadão o estado se tornou na pratica dono de tudo o que ele possuía, ternando assim desnecessário estatizar a propriedade em si.

    O próprio Hitler explicou isso e declarou: "Não precisamos socializar a propriedade, já socializamos o homem".

    A resposta correta a questão da garota seria: Sim o Nacional Socialismo é como o próprio nome diz, uma forma de socialismo, mas do mesmo modo que a social democracia é uma forma de socialismo não-marxista, o socialismo nacionalista de Hitler também não é marxista e por isso mesmo entrou em conflito com o marxismo em varias questões.

    Quanto a questão de se de esquerda ou direita, todo marxista sempre tenta jogar as outras formas de socialismo não marxista a direita.
    O Nacional socialismo é de esquerda, como todo socialismo, mas é atribuído a direita pelos marxistas, assim como fazem com o PSDB que embora seja um partido de esquerda socialista, é dito de direita pelos marxistas.

    Para marxistas, direta significa tudo aquilo que não é marxista.

    ResponderExcluir