terça-feira, 5 de abril de 2011

Marx, Gramsci e Foucault - uma resposta.

Email recebido no dia 03/04/2011:
"Olá Professor, bom dia!
Sou de Goiânia, estudante de direito, gostaria de entender a relação entre Foucalt, Marx e Gramsci, pois tenho que desenvolver um trabalho Sobre "Mídia, Poder e Controle Social" a partir da percepção de obra destes autores.
Assisto seus vídeos do youtube sempre que posso e sou realmente seu fã!!!!
Muito Grato.
Hanleryo Arantes"

Olá, realmente é um trabalho de fôlego relacionar estes três grandes pensadores, lembrando:

Marx, filósofo alemão do século 19, ícone do pensamento socialista.

Gramsci, filósofo italiano do século passado, preso durante o governo de Mussolini, escreveu boa parte de suas obras dentro da prisão em meio a Itália fascista.

Foucault, filósofo francês do século passado, famoso por suas análises a respeito das diversas nuances do poder/próximo ao estruturalismo.

Marx nos traz ideias como materialismo histórico (movimento dialético da história, ancorada na luta de classes dentro de uma lógica de dominação de uma minoria sobre a maioria), alienação (produção de uma falsa consciência, a partir da ação-dominação burguesas, onde os objetos de consumo ganham vida, mortificando as pessoas pelas vias do fetichismo).

Gramsci, assim como Foucault, trabalha com a noção de poder e de cultura: em Gramsci isso se evidencia no conceito de "hegemonia" (um poder exercido a partir da cultura, cultura política, o que depois será explorado de forma mais contundente pelos filósofos alemães da Escola de Frankfurt). E Foucault, sob o método, utilizado por Nietzsche, da genealogia levada as últimas consequências, acaba por vislumbrar uma série de mecanismos, sutis e poderosos, de poder - evidenciados em hospitais, sanatórios, escolas, presídios, a sexualidade.

De forma um pouco sintetizadora podemos entender que são pensadores que trabalham, cada qual a sua maneira-olhar-método, as possíveis relações entre poder e cultura, Marx com uma análise economicista e sociológica, Gramsci com estas mesmas ferramentas metodológicas (afinal é um autor reconhecidamente marxista) e Foucault recuperando a genealogia nietzschiana.

Como indicação de leitura, recomendo:

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere (organizados em vários volumes).

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário