sábado, 26 de dezembro de 2009

Recua a Beatificação do "Papa de Hitler" - fonte Terra Magazine


26 de dezembro de 2009

Diplomacia Vaticana: recuo sobre Pio XII. Beatificação de João Paulo II será em 16 de outubro

O papa Bento XVI não é dos mais hábeis no que toca ao senso de oportunidade e de conveniência.
Serve de exemplo, dentre outros, o sucedido na aula magna que Ratzinger proferiu na universidade alemã de Ratisbona, em setembro de 2006. Ele fez infeliz e inoportuna referência ao juízo do imperador bizantino Manuel II Paleólogo sobre Maomé: “A sua ordem para espalhar pela espada a fé que ele pregava”.
No último sábado, o papa Bento XVI proclamou “as virtudes heróicas” e a condição de “venerável” do papa Pio XII, no mundo civil Eugenio Pacelli. Morto em outubro de 1958, o pontificado de Pacelli foi marcado pelo silêncio sobre o nazismo e a Shoá.
Em 16 de outubro de 1943, manteve-se inerte quando, em Roma e próximo ao Vaticano, foram colocados em trens, na estação Tiburtina e com destino ao campo de concentração de Auschwitz, 1.021 judeus italianos: só se salvaram 17.
No elenco dos veneráveis “Servos de Deus” estava, como para aliviar o impacto negativo, o papa João Paulo II, de grande prestígio e respeito, inclusive entre os judeus.
A proclamação papal, no particular, abriu caminho para as beatificações.
Os protestos sobre Pacelli, apelidado de papa de Hitler, ganharam amplo espaço na mídia européia, a criar um péssimo clima natalino e a confirmar a inabilidade de Ratzinger. E nem conseguiu empolgar a versão vaticana de Pacelli ter permanecido em silêncio para “salvar o maior número possível de vidas”, incluídos os judeus escondidos nos monastérios: até agora os arquivos do pontificado de Pio XII não foram abertos.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, foi o primeiro dos “bombeiros”. Em entrevista, Lombardi disse, a respeito de Pio XII, que a Igreja realizou um juízo sobre a sua pessoa (intenção de fé) e não um julgamento histórico, político.
Para o porta-voz da comunidade judaica em Roma, rabino Riccardo Di Segni, nada mudou com relação ao pronunciamento de Lombardi: “A nossa valoração continua crítica a respeito da atuação histórica de Pio XII”. O supracitado rabino disse que não se pronunciava sobre questões de escolhas internas e rituais da Igreja.
Depois do susto passado pelo papa Bento XVI, quando da missa de Natal e ao ser derrubado por uma mulher com aparente intenção de agredi-lo, uma boa notícia chegou ao outro lado do Tevere, onde está o Estado do Vaticano.
A diplomacia vaticana conseguiu uma distensão. Fez chegar à comunidade judaica  que a beatificação de João Paulo II será no dia 16 de outubro de 2010 (mesmo 16 de outubro do embarque dos 1.021 judeus italianos para o campo de concentração de Auschwitz). E nesse dia não ocorrerá a beatificação de Pio XII, pois os processos estão em fases diferentes.
No que toca ao campo das trapalhadas, só faltava marcar a beatificação de Pio XII para o 16 de outubro.
Em outras palavras, a causa de João Paulo II está avançada e o milagre, exigido para a beatificação, confirmado: a freira francesa Marie Simon Pierre, doente de Parkinson, curou-se pela intercessão de João Paulo II.
Quanto a Pio XII, o milagre ainda pende de individualização. Portanto, a beatificação poderá demorar.
PANO RÁPIDO. Foram contornados e esclarecidos os “equívocos” decorrentes da decisão do papa Bento XVI, ao proclamar Pio XII detentor de virtudes heróicas e poder ser venerado.
Wálter Fanganiello Maierovitch


Nenhum comentário:

Postar um comentário