segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Respondendo os defensores da Inquisição Católica (ovelhas com hidrofobia)

Nos últimos tempos venho lendo e acompanhado alguns comentários, raivosos, das ovelhinhas obedientes de Bento XVI, muitos até jovens (que desperdício), que em meus vídeos tratando de Inquisição Católica (conferir no canal http://youtube.com/tiagomenta) questionam as informações apresentadas por mim no vídeo, sempre com a seguinte argumentação:
- falta de fontes que comprovem o número de vítimas do processo inquisitorial, que matou milhares e milhares (segundo os críticos de plantão, hipnotizados pela Sé, morreram poucos e haviam julgamentos justos no  processo), não só na Europa como em outras partes do mundo/ocidentalizado/colonizado.
- que as condenações não eram a prática comum dos processos inquisitoriais, ao contrário do que  disse nos vídeos (99,9% de condenações, e obviamente, tortura e fogueira garantidas).
- citam a existência de historiadores, e até intelectuais, ligados com o Catolicismo, é claro. O cúmulo foi citarem o "dr." Felipe Aquino - ligado ao movimento carismático católico (não mais que um animal pago para reproduzir a falácia oficial de Roma, especialmente pela via do catecismo - instrumentalização teórica de toda imbecilidade doutrinária e dogmática).

Vamos começar com algumas fontes que conheço, sobre o tema:
PIERONI, Geraldo. Banidos - a Inquisição e a lista dos cristãos-novos condenados a viver no Brasil. ed. Bertrand do Brasil, 2003.
NOVINSKY, Anita. Inquisição, Prisioneiros do Brasil - séculos XVI a XIX. ed. Perspectiva, 2009.
NOVINSKY, Anita. A Inquisição. Coleção Tudo é História, volume 49. ed. Brasiliense, 2007.
TOMAT; JACOPO. O Livro Negro do Cristianismo. ed. Ediouro Publicações, 2007.
Esta pequena bibliografia reforçará todos os argumentados explanados por mim nos vídeos do youtube, tanto sobre os números da Inquisição, as práticas, os processos, as questões sócio-políticas que envolveram todo o processo (especialmente o de barrar o avanço reformista na Europa e depois no mundo), e mais além, fala como que o processo inquisitorial, em especial na perseguição e crimes contra os judeus, acabara por criar a categoria de "cristão-novo" e como este atuará aqui no Brasil colonial, e como este mundo, colonial, irá conflitar-se com a lógica irracional e autoritária presente no "Santo" Ofício.
Além disso vale a pena revisitar a obra do frei Leonardo Boff, vítima da Inquisição moderna comandada pelo atual papa Bento XVI, cardeal Ratzinger que nos anos 70 comandava a Congregação para a Doutrina da Fé (nome pomposo para a velha Inquisição) - e isso se faz com a leitura, obrigatória, de sua obra "Igreja e Poder" (condenada pelo catolicismo, demonizando a teologia da libertação latino-americana).

Não vou "chover no molhado" e repetir aqui o que disse nos vídeos, da brutalidade e da imoralidade da Inquisição Católica, isso tudo está mais do que inserido e absorvido pela cultura geral, todos sabemos, de maneira hipócrita ou não, de uma série de crimes históricos cometidos em nome de Deus pela instituição romana. Mas, por que estas pessoas, inclusive jovens e uma pequena e insignificante parte da inteligentsia, insistem em forjar amenidades e justificativas para tão macabro evento da história humana? 
Uma possível e compreensível resposta é na não-aceitação da verdade, dura e crua, de que seus líderes e instituições religiosas não são infalíveis, não são inspirados por deus ou por forças divinas, e que tudo isso, em síntese, demonstra que a religião não é mais senão uma instituição humana, criada pelo homem e para o homem; e quando o ser humano entra na "jogada", pode-se inserir toda uma política, desejo, poder, violência, intolerância para com a diferença, e isso mostra, de maneira clarividente, o quanto a religião, criada como algo que uniria o ser humano a uma possível divindade/espiritualidade, acaba por ser o instrumento máximo de intolerância e de morte/sangue.

Alguém aqui tem dúvidas que se a Igreja romana tivesse hoje, em 2011, os mesmos poderes e autoridade dos séculos medievais, estariamos hoje vivendo um mundo onde eu poderia me declarar abertamente ateu? Estariamos hoje vivendo um mundo onde as pessoas possuem liberdade de escolha na vida sentimental, maior conhecimento e respeito pelos seus desejos e pelo seu corpo (vale lembrar que por exemplo condenam a masturbação, que exigem abstinência inclusive para casados, etc)? Estariamos hoje vivendo uma humanidade pluralista ou homogeneizada? O progresso técnico seria possível (lembrando que a igreja romana compreendia a Terra como centro cósmico, o planeta com pouco mais de 6 mil anos de idade, e ela mesma proibia o uso de cadáveres para estudos anatômicos) ou ainda morreriamos de uma doença qualquer com menos de 40 anos de idade? 

Portanto, jovem que me lê, que me assiste, ainda há tempo. A vida é feita para ser vivida, sim, esta nossa única chance de existência. Não há amanhã, não há paraíso ou inferno, nada disso. Viva intensamente, com ardor e tesão pela vida. Não há instituições infalíveis, livros sagrados e mágicos. Faça o que tu queres, há de ser tudo da lei...

2 comentários:

  1. Olá, você está equivocado!

    A Iquisição foi criada justamente para acabar com a mataça do Estado.

    Os governantes locais mandavam matar qualquer pessoa que quisesse, alegando que a pessoa era herege para acalmar a sociedade.
    Com a Inquisição, os acusados tinham os seus direitos de defesa assegurados, eles também poderiam se arrepender e muitas penas eram amenizadas.
    Você conhece a história dos Cátaros???
    ELes eram um grande problema tanto para a Igreja quanto para a Sociedade.
    Para eles existiam dois deuses:
    - O bom, criador do céu.
    - O mau(também chamado de Satâ), criador do nosso mundo!

    Essa religião gnóstica promovia o suícidio, saquiava, matava mulheres grávidas(pois considerava este mundo uma prisão para os que nasciam), etc.

    Eu queria ver o que seria de um ateu como você se existissem, até hoje, o catarismo e outras doutrinas.

    O Tribunal da Inquisição foi o primeiro tribunal a declarar inválida a declaração de culpa sob tortura!!!

    É graças a Igreja Católica que você tem um mundo melhor para viver onde você tem liberdade para falar tanta asneira!

    ResponderExcluir
  2. E mais!
    Já que você defende Lutero! Eu queria ver você cara a cara com ele!

    Se você não sabe, Lutero apreciava uma tortura e matava qualquer um que pensasse diferente dele!

    Você Também poderia ter conhecido um outro perseguidor e matador, Calvino.

    Você só tem liberdade de falar tanta merda por causa de Igreja Católica!

    ResponderExcluir