sábado, 2 de julho de 2011

25 anos de Xuxa na Globo (bodas de merda)

Nos últimos dias completaram-se 25 anos da apresentadora "Xuxa" na rede Globo de televisão, ambos instrumentos do que há de mais pérfido em "entretenimento" televisivo de nosso país.
 
Xuxa e seu programa "Show da Xuxa" marcaram uma época (anos 80/90) e deram uma nova formatação aos programas infantis de nossa televisão: dai uma infinidade de cópias mal sucedidas em outras emissoras, mas sob a mesma égide alienante e sexista - Mara Maravilha (hoje voz pedante do neopentecostalismo), Eliana, Angélica, e tantas outras de menor expressão.
Não quero aqui fazer julgamento moral, muito menos moralizante, do que foram este 25 anos de desserviço desta figura espetacular (no sentido debordiano) a toda uma geração de crianças e adolescentes; mas não dá para deixar de criticá-la em elementos como o "carinho" forçado e mentiroso pelas crianças que ali participavam do programa, pela figura acéfala que é e que nada transmitia de valoroso ou mesmo aproveitável (tornando os programas infantis mais infantilizados e imbecilizados que o aceitável), por propagar e reproduzir uma sublime ditadura estética entre os mais jovens e por fim por sensualizar as crianças do Brasil.
 
Xuxa é destes subprodutos midiáticos que vão e vem, amparados por toda uma indústria televisiva, vendendo cosméticos, brinquedos, roupas, discos, imersa na lógica do espetáculo e provocando que mesmo as crianças na mais tenra idade se ajoelhem diante do mundo do capital.
 
É claro que a TV Globo comemora a data, afinal ela é um dos carros-chefe da emissora carioca e símbolo de décadas de muita audiência e lucros para a família Marinho (maior força midiática de nosso país, surgida nos anos 70 com apoio total do regime militar brasileiro).
 
Nada retrata melhor, com humor crítico, o que representa Xuxa para a "cultura" brasileira que o episódio de Os Simpsons (quando a família tipicamente media class ianque vem ao Brasil) abaixo reproduzido...
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário