quinta-feira, 28 de julho de 2011

A criança metaleira!

Umas noite atrás estava conversando com minha namorada, Adriana, e falávamos sobre música e eventos correlatos como por exemplo ela se lembrando, mesmo criança, da morte de Elvis em agosto de 1977 e como aquela notícia chegava ao conhecimento dos familiares, engrossando a consternação mundial pela perda do rei do rock'roll.
 
Num certo momento me veio a lembrança algo aparentemente inusitado: como eu, um garoto de mais ou menos 8 anos de idade, já escutava heavy metal na vitrola! Não sendo preciso nem distinguir que ao contrário de mim, 99% dos coleguinhas de escola ficavam entoando músicas infantilóides e algumas menininhas a febre dos meninos latinos "Menudos". Mas, como isso aconteceu em tão tenra idade? Como o metal chegou a minhas mãos e ouvidos ainda criança?

O ano era 1986. Era eu um garotinho de 8 anos que vivia na zona oeste de São Paulo, num apartamento de classe mérdia alta da Pompéia, e que tinha por hábito acompanhar minha mãe e minha pequena irmã, 5 anos mais novinha, ao supermercado "Jumbo Eletro" (um gigante na avenida Matarazzo, ao lado do estádio do Palmeiras - Palestra Itália, onde por sinal aprendi a nadar e era sócio do clube). Fazíamos aquela monstruosa compra, com carrinhos enfileirados, almoçávamos lá dentro, íamos ao vídeoclube (numa época onde poucos tinham televisão colorida, imagine videocassete e ainda mais ser sócio daquela espécie de proto-locadora) e por fim mamãe era sempre protetora e fazia as vontades, as vezes as mais desnecessárias, minhas e de minha irmã.

Passava eu no setor de eletro-eletrônicos e próximo estava aquela bancada de discos LPs, e por curiosidade fui mexendo, despretenciosamente, quando me deparei com esta capa de disco:
 
Sim...aqui estava "Somewhere in Time", LP do grupo de metal britânico Iron Maiden, estampando o conhecido personagem da banda Eddie com trajes espaciais, ele um morto-vivo em trajes espaciais, aquilo me encantava! Não conhecia o tipo de música, creio que nem meus pais e familiares mais próximos, e como que por um instinto, atraído pela estética da capa do LP, pedi a mamãe, e isso com meus 8 aninhos "compra pra mim mãe!?"
Pronto, pedido atendido. Nem sei ao certo porque ela comprou, creio que se fosse eu ali, um pai adulto, diria ao menino "filho, isso não é música pra criança, e cale a boca!" - algo do gênero, e seguiria o meu caminho no supermercado. Mamãe colocou no carrinho, satisfazendo a curiosidade do filho primogênito.

Do disco, depois de muito curtir o visual daquilo no meu quarto (em meio a toneladas de brinquedos, como ferroramas, autoramas, playmobils, bonecos Falcon, He-Man, Comandos em Ação, videogame Atari) coloquei o som na caixa, e lembro de como uma das músicas do disco, pelo ritmo alucinado, imediatamente me conquistou, não só como fã de heavy metal mas do próprio Iron Maiden - era a faixa "Caught Somewhere in Time" (que obriguei os adultos a tocar em meu aniversário, para horror da maioria) que podem curtir ai abaixo:



E assim começou esta história, de amor ao rock'roll, e pelo metal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário