sábado, 16 de julho de 2011

Jesus histórico: novas informações

A revista Superinteressante em sua edição do presente mês de julho traz como matéria de capa "Os anos ocultos de Jesus", trazendo sob a luz de novas análises de historiadores e arqueólogos do assunto uma nova compreensão do Jesus histórico.
Antes de revelar novos fatos trazidos pela matéria da revista é importante citar aqui os estudiosos usados como referenciais: John Dominique Crossan, Paula Fredriksen, Karen Armstrong, Bart D. Ehrman (autor de Quem foi Jesus? Quem Jesus não foi?) e Karl Kautsky (autor de A Origem do Cristianismo).
Jesus era carpinteiro (erro)
Jesus, assim como seu pai, José, eram pedreiros, e o erro de ser colocado como carpinteiro advém de uma má tradução da palavra grega "tekton".

Jesus tinha uma família pobre (erro)
Jesus e seus irmãos nunca passaram dificuldades, especialmente quando da reconstrução de Séforis (empreendida por Herodes Antipas) onde a economia do lugar fora reaquecida com as constantes obras de reconstrução que deram emprego a muitas pessoas, entre elas a família de Jesus (pedreiros).

Jesus não possuia um mentor ideológico (erro)
João Batista (um judeu de caráter essênio - uma das muitas seitas judaicas), o mesmo que batizara Jesus, fora durante anos o mestre do jovem Jesus. Após a morte de João Batista é que Jesus irá iniciar a sua vida de ensinamentos (apostolado, difusão de suas convicções ético-religiosas), milagres (em momentos cruciais da mitologia cristã como o fato de ter alimentado 5 mil pessoas com 5 pães e 2 peixes, ou mesmo andado sobre as águas).

Jesus nasceu em 25 de dezembro (erro)
Esta é uma data forjada, de maneira a relacionar o nascimento de Jesus a uma festa romana muito antiga - solstício de inverno (quando se comemorava o final do período de inverno, exatamente na noite mais longa do ano).

Jesus nasceu em Belém (erro)
O local de nascimento de Jesus é forjado para que ele se assemelhe a Davi, nascido em Belém. Há fortes indícios de que tenha nascido em Nazaré.

Barrabás foi libertado e Jesus condenado a morte (erro)
Não há esta figura na história de Jesus, Barrabás será uma personagem inserida nos evangelhos como um típico judeu fora da lei que recebia apoio popular por atacar romanos (ato comum após a destruição do Templo pelo imperador Vespasiano no ano 70). Vale lembrar que os evangelhos foram todos escritos tempos depois da vida de Jesus e não simultaneamente.
Herodes mandou matar todas as crianças de até dois anos de idade (erro)
Não há nenhum indício de que tenha ocorrido este massacre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário