terça-feira, 16 de agosto de 2011

"A Serbian Film" - O filme que a Censura promoveu!

Um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas foi a proibição/censura da película "A Serbian Film", algo digno de lamento, afinal censura alguma é justificável! O argumento da justiça brasileira é de que o filme contém cenas carregadas com uma certa apologia a pedofilia, o que é uma meia-verdade, e mesmo assim, simplesmente censurar o filme acabara por provocar uma curiosidade geral em vê-lo, experenciá-lo, e hoje você já o encontra disponível em qualquer barraquinha de rua onde dvds pirateados são vendidos a qualquer hora do dia.

Se o filme não tivesse sido censurado, estaria condenado a ser mais um de tantos filmes B, de nicho peculiar, e provavelmente nem seria notado por mim ou mesmo por quem agora lê o que escrevo. Censurado, ele ganhou mídia e atenção, e hoje qualquer adolescente com um mínimo de habilidade online conseguirá baixá-lo em seu computador e assisti-lo no conforto do lar, mas, não era isso que a justiça brasileira queria evitar? Pois é....censurar nunca é a melhor resposta!

Pois bem, como muitos, tive acesso na última noite a uma cópia do filme e o assisti atenciosamente. Sinceridade, é um lixo. É o tipo de produção que consegue público só pela base do choque, ou seja, do quanto pior melhor, e dá-lhe sequências surreais que misturam sexo e violência gratuitos.

Quando quer dizer algo, diz pouco: que dentro de cada um de nós pode haver sempre uma centelha de perversidão ou sadismo, e pior, que o leste europeu é locus de todo tipo de sujeira, marcado por uma população empobrecida, violenta e imoral. Não é sem razão que em muitos momentos o filme me dava alusões ao também polêmico "O Albergue" aonde jovens eram aprisionados e torturados, num pedaço esquecido do mesmo leste europeu, por burgueses ávidos por sangue numa espécie de terapia às avessas. Se a terapia presente em "O Albergue" era a tortura pura e simples, em "A Serbian Film" a tortura ganha requintes de sexo brutalizado.

Aos curiosos digo que o filme traz imagens chocantes realmente: em uma cena o protagonista é obrigado a receber sexo oral de uma mulher enquanto assiste imagens de uma criança chupando pirulito, noutra recebe sexo oral de uma mulher cheia de hematomas e acaba por gozar na cara dela enquanto soca a cara da mesma (nisso a câmera em close), em outro momento sob efeito de drogas espanca e decepa uma vítima que de quatro e algemada é violentamente penetrada, etc...mas, o argumento a respeito da pedofilia? A relação com o filho é de causar certo estranhamento quando o pai de alguma forma conversa com o menino sobre masturbar-se, em uma das primeiras cenas do filme o garoto está sentado e assistindo um filme pornô estrelado pelo pai (um ator pornô aposentado), e por fim o final marcado por uma cena de brutalidade tão grande que me deixa incomodado em descrevê-la aqui.

Ao final ficou a certeza de que o filme é uma produção tosca, pra chocar quem o assiste e nada mais; não merece os holofotes, mas no Brasil atual, careta e idiota, a justiça acabara por promover, sem "querer", uma porcaria cinematográfica. Se estiver curioso, e claro, tiver estômago forte, assista e perceba quanto a censura é um bumerangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário