quarta-feira, 7 de abril de 2010

Análise de "Who'll Stop the Rain?" - Creedence Clearwater Revival

 
"Who'll Stop The Rain?" Creedence Clearwater Revival
"Quem vai Parar a Chuva?"

Desde que me lembro,
A chuva vem caindo
Nuvens de mistério vertendo
Confusão sobre a terra.
Bons homens através dos tempos,
Tentando encontrar o sol.
Prof. Tiago Menta: aqui o termo "chuva" faz referência a tudo aquilo que vem, ao longos dos séculos (e assim um fenômeno constante) caindo, violentamente, em cima da "cabeça humana" - uma espécie de eventos catastróficos que deixam os homens em estado de perdição, anomia. Mas mesmo assim, em meio ao caos de sempre, da chuva que nos molha e nos prejudica a visão e o bom caminhar, alguns, diferenciados, seguem em uma constante busca, a busca pelo Sol, por um mundo radiante e novo!
E eu me pergunto, ainda me pergunto:
"Quem vai parar a chuva?"
Prof. Tiago Menta: aqui encontramos um clamor, um pedido. Afinal, quem irá se habilitar, dentre nós, a tomar uma atitude e fazer a chuva parar? Seria eu, você?
Eu fui para a Virgínia,
Procurando abrigo da tempestade.
Envolvido na fábula,
Eu observava a torre crescer.
Planos de cinco anos e novos acordos,
Envoltos em correntes douradas.
E eu me pergunto, ainda me pergunto:
"Quem vai parar a chuva?"
Prof. Tiago Menta: nestes versos há menção ao estado da Virgínia, sonhos, uma clara alusão aos primórdios do dito "sonho americano" (american dream), dai a citação ao primeiro estado norte-americano: a Virgínia (criada pelos primeiros ingleses em terras ianques por volta de 1607, que recebera este nome de forma a homenagear a rainha inglesa, the virgin queen - Elizabeth 1533-1603). Não é sem razão que se buscasse o Sol na Virgínia, na mãe de todos os estados americanos, e portanto berço do sonho americano - que de certa forma traz em si uma certa chama utópica.
Ouvimos os cantores tocando,
Como pedimos por mais!
A multidão tinha se reunido,
Tentando manter-se aquecida.
Ainda assim a chuva continuava caindo,
Caindo nos meus ouvidos.
E eu me pergunto, ainda me pergunto:
"Quem vai parar a chuva?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário