domingo, 14 de março de 2010

Acorda Minas Gerais!

Amanhã, dia 15/03/2010, Belo Horizonte acordará sem transporte coletivo e sem hospital de pronto-atendimento - em resumo, paralisações, justas, dos rodoviários e dos médicos do hospital João XXIII. Cidade esta que ousa, no ano de 2014, realizar os eventos de abertura de uma Copa do Mundo da Fifa (é uma piada, não é mesmo?).

Belo Horizonte é uma cidade singular, muito singular - possui um metrô que não é metrô (e que te leva de canto nenhum para o mundo da fantasia, em suma, para a utopia mesmo, o não-lugar no sentido lato da palavra). Isso enquanto paulistanos e fluminenses planejam modernizar os metrôs e linhas já existentes a bom tempo.

Para vocês terem uma ideia de como funciona a capital dos mineiros imagine-se em uma cidade onde os ônibus, com todas as problemáticas que envolvem a estrutura urbana e de transportes públicos, são mais rápidos e mais úteis que as linhas do "metrô" disponíveis em Belo Horizonte.

Por que isso ocorre na capital dos mineiros? Por que isso ocorre no Império do Pão de Queijo liderado pelo governador tucano Aécio Neves? Pela união de interesses entre patronato (leia-se Capital) e governos estadual e municipais! Há uma relação de interdependência, de mutualismo, entre os políticos que governam como coronéis os seus estados e municípios e os donos das empresas de ônibus que administram suas empresas como senhores de engenho nordestinos do século 18.

E os hospitais? Amanhã o principal hospital de Belo Horizonte, logo dos mais importantes do estado, João XXIII (usado como pronto-atendimento) também pára, cruza os braços. Não sou médico, nem profissional da saúde, mas como educador e da rede pública, conheço muito bem os ditames do funcionalismo mineiro e de suas deficiências crônicas - burocracia, baixos salários e irracionalismo generalizado. 

Em razão destas e de outras tantas razões (descaso com a educação e com seus profissionais, falta de investimentos em infra-estrutura, economicismo e tecnocracia idiotizantes enquanto ditames político-administrativos) é que venho através de meu blog fazer um apelo ao povo mineiro: chega de tucanos e partidos alinhados com estas administrações descompromissadas comigo, com você, com tudo que vise o benefício do povo mineiro! Votem em qualquer um, qualquer um mesmo, porém se você ver o candidato ao lado do sr. Aécio, do sr. Lacerda, do sr. Hélio Costa, façam um favor a si mesmos e procure outro candidato, procure imediatamente!

Fora tucanada sem-vergonha! Acorda Minas Gerais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário