segunda-feira, 22 de março de 2010

Aluno me pergunta: Criacionismo ou Evolucionismo?

Hoje recebi uma tarefa tida como "perigosa": me posicionar, como educador, quanto ao ensino ou não dos argumentos Criacionista e Evolucionista em uma escola.
Esta questão me fora repassada pelo amigo e aluno virtual Paulo Felipe, da Escola Isabel de Espanha, eis a minha resposta abaixo:

"A pedido do amigo Paulo eu devo aqui deixar a minha opinião, como historiador, filósofo, e claro, como educador:
Em uma escola, uma instituição educacional, onde deve sempre prevalecer o uso da razão, a ciência e a técnica, a análise crítica, fica evidente que o Criacionismo só deve ser trabalhado como literatura antiga, dentro da aula de História no trato sobre a antiguidade (história dos judeus, da cultura judaica, cristianismo, etc).
O Criacionismo não deve ser trabalhado em sala de aula como dogma, como verdade ou como argumento, pois isso não é ciência, não é usar a razão, é sim seguir cegamente dogmas religiosos - nada saudável para uma escola e uma educação cidadã e honesta.
Assim, a escola deve tratar a origem da vida na aula que lhe compete: a Biologia (bio + logos/ vida+compreensão e estudo); e o que diz a Biologia? Nada de Gênesis, barro, Adão e Eva, nada de personagens, nada de literatura, mas sim de um longo processo químico-astrofísico que promovera o desencadeamento de todas as estruturas vivas da Terra e do Universo - e isso não é só Darwin, quando de sua teoria (comprovada, repito, comprovada) da evolução das espécies; mas a própria Física com a noção de Big-Bang, Universo em expansão, relatividade, inspiradas e encontradas em Einstein e Hawking.
Isso sim é argumentação, isso sim é ciência, é progresso, é compreensão e uso da razão.
Em síntese: uma escola pode tratar os dois temas, porém o Criacionismo deve ser abordado naquilo que ele efetivamente o é: literatura antiga e cultura judaico-cristã. No mais, em termos de argumentação, de eventos, de uso da razão, deve-se usar o Evolucionismo nas aulas de Biologia ou mesmo outros temas correlatos nas aulas de Física ou Química.
Se nesta escola, se na sua escola, o Criacionismo é dito como fato, cuidado! Você está sendo doutrinado e não educado. Saia imediatamente desta escola, tranque a sua matrícula e preserve o seu cérebro como algo saudável.
Abraços a todos, prof. Tiago Menta"

Um comentário:

  1. Olá Professor :

    Também sou professor universitário, e concordo em partes com o que você escreveu. Só acrescentaria que, no caso do Criacionismo, não é uma questão apenas de "literatura judaico-cristã", mas uma questão que envolve fé, e, principalmente, onde a Teologia se enquadra, ou seja, no campo Holístico.

    Nâo tenho nenhum problema, em conviver com os dois modos de pensar de alunos. Aqueles que, por consequente são cristãos, e acreditam na história do Criacionismo, ou aqueles que acreditam, no Evolucionismo.

    Agora, o que realmente preciso tomar partido, é quando algum criacionista, tenta colocar conceitos supostamente *científicos*, para embasar de que, o que ele diz, é verdadeiro.

    Permita-me deixar um artigo, onde diz que ".. a 2a. Lei da Termodinâmica é o calcanhar de aquiles do Evolucionismo".

    http://www.cacp.org.br/movimentos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1421&menu=12&submenu=4

    Forte abraço

    Prof. Dalton Gerth

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