segunda-feira, 1 de março de 2010

Moralidade e Juventude - alta tensão!!

A moral se vira para a juventude e diz "não faça isso!", a juventude, sempre questionadora, pergunta "mas por que não pode?" - e as possíveis respostas são fáceis de enumerar: "isso é feio", "isso é errado", "isso é uma vergonha", "isso pode te causar problemas", "isso é pecado", "isso não é natural", "isso é imoral", "isso é irresponsabilidade". Sorte da humanidade que a moral vem perdendo força, até pela insuficiência de argumentação - ela não argumenta, ela faz juízo de valor a todo momento (bom ou ruim/ bem ou mal).

O jovem não se satisfaz, e ainda bem, com o simples "bem e mal" - ele quer, de maneira racional, entender porquê não pode...

Digo isso porque entendo que faz parte da juventude o erro, a irresponsabilidade, o excesso, e que estas manifestações não devem ser encaradas pela ética simplista da velha moralidade, mas sim encaradas como pedagogia humana - aprender a lidar com seus próprios limites, com seus desejos e com os limites impostos pelo convívio social (quando é necessário, sempre, não prejudicar o outro). Ou seja, o discurso moralizante já não basta mais por si só, e isso porque a juventude tem necessidade, presente em seus turbilhões hormonais, de experenciar e correr riscos.

Um jovem que não possui uma certa rebeldia, uma certa ânsia em desobedecer, ultrapassar limites impostos e regras não pode ser encarado como jovem - é um velho no corpo de um jovem. E o discurso dos velhos (de espírito claro) é sempre moralizante, dicotômico (bem e mal). 

A essência da juventude reside nisso: no peito inchado, desafiador, que muitas vezes dá ares de arrogância; mas pensemos, um mundo hipotético onde a juventude "envelhece" e obedece as regras do jogo de maneira bovina, o que teríamos? Nenhum avanço, nenhuma sociedade progressista, adialética e estática (olhando para o próprio umbigo sempre).

Você só aprende os malefícios da bebida, por exemplo, não quando o papai se levanta e grita "não pode beber!" - se falar "não pode", ah, ai dá-se o efeito bumerangue (faz o contrário). Mas sim quando você em uma festa entre amigos enche a cara e passa mal (tonturas, vômitos, ressacas), em suma você literalmente começa a sentir, na pele, que beber daquele jeito não pode ser, de forma alguma, um bom negócio.  

Voltando a argumentações anteriores o dito "porquê não pode" só é percebido, com força, na mente da juventude após a necessária experimentação, a empiria. Ai sim, ela compreende. 

Assim, pais conscientes necessitam mudar sua estratégia quanto a educação de seus jovens (não crianças, mas jovens, adolescentes em especial): ao invés da moral usada por vovós e vovôs quando o pai/mãe eram jovens, use a liberdade alinhada com um contínuo diálogo, e ao longo da vida, ao longo de suas experiências o jovem vai aprendendo, realmente, como se posicionar diante da vida.

Vamos a alguns exemplos mais práticos:

Questão 1: o Sexo.
Jovem - pode?
Moral (vovó e vovô) - não, só depois do casamento!
Posição Pós-Moderna - sim, pode sim, porém use camisinha. E se for mulher, procure uma ginecologista e veja qual método contraceptivo é o mais adequado ao seu organismo.





Questão 2: o Álcool.
Jovem - pode?
Moral (vovó e vovô) - não, você pode ficar viciado (alcoólatra)!
Posição Pós-Moderna - sim, mas o suficiente. Aprenda a perceber os limites do seu próprio corpo, e nunca, nunca mesmo beba e dirija em seguida (ai sim é não mesmo).





Questão 3: Drogas Ilícitas.
Jovem - pode?
Moral (vovó e vovô) - não, não, saia de casa já seu maconheiro!
Posição Pós-Moderna - o corpo é seu, mas saiba de antemão que os riscos de viciar-se, ou mesmo outros tantos malefícios são inerentes ao uso destas substâncias. 


Questão 4: o Namoro.
Jovem - pode?
Moral (vovó e vovô) - sim, mas a gente quer conhecer (aprovar) o(a) garoto(a).
Posição Pós-Moderna - sim, sempre. Sobre escolhas, não se preocupe, namore quem quiser e viva suas experiências (sim, experiências e não uma única experiência) com vitalidade e responsabilidade.


Questão 5: Religião.
Jovem - pode?
Moral (vovó e vovô) - sim, porém tem que ser a minha religião.
Posição Pós-Moderna - sim, descubra com liberdade os mistérios do Universo e escolha uma posição religiosa (seja esta qual for) ou não escolha nenhuma.





Questão 6: Aborto.
Jovem - pode?
Moral (vovó e vovô) - o que? Nunca! Jamais! Sua assassina!
Posição Pós-Moderna - a escolha de ter a criança é sua (para a mulher, sempre), afinal de contas é o seu corpo e o seu bem-estar que está em jogo, pelo menos até três meses de gravidez.



Questão 7: Homossexualidade.
Jovem - pode?
Moral (vovó e vovô) - saia de casa agora, seu anormal!
Posição Pós-Moderna - sim, a sua sexualidade deve ser exercida em acordo com seus desejos, com o que você é; manter uma relação homoafetiva não te faz pior ou melhor que ninguém.


Um comentário:

  1. Exceto a questão do aborto que, para mim, conforme já havia pronunciado antes, sou contra essa violência que ataca um ser indefeso, com o coração pulsante dentro de um outro ser, o texto está super bem escrito, bacana mesmo. Adorei a forma como foram expostos os assuntos, com muito didatismo e cuidado.Beijos.

    ResponderExcluir