quinta-feira, 11 de março de 2010

Choque de (Indi)gestão Mineira = Tecnocracia Aeciana

Vou explicar um pouco como funciona a visão aeciana, tecnocrática, sobre educação:

1º educação é gasto, não investimento.

2º é preciso economizar, a todo custo, em educação (e isso se estende para toda a administração pública/ o que ele chama de choque de gestão).

3º a economia se dá por meio da não realização de concursos públicos (último, a muito custo, realizado em 2005), da estabilização de servidores temporários (confirmando a primeira lógica) - mesmo que isso signifique rasgar a Carta Constitucional de 88!

4º outra forma de economizar é fazer com que os profissionais se submetam a exames pré-admissionais, como critério de seleção até (reafirmando a necessidade disso) - isso de maneira a desonerar o atendimento do DAG, e de toda a estrutura do IPSEMG para o atendimento de profissionais recém contratados.

5º controle total e absoluto da imprensa e do sindicato dos professores (Sindute-MG), de forma a manter no ar a harmonia vendida em propagandas na rede Globo (de que em Minas a educação é isso e aquilo - Paraíso terreal, quando sabemos o tamanho da falácia).

6º Burocratização de toda a rotina escolar (nunca se viu tanto papel, tantas resoluções, tanta interferência direta no dia-dia escolar), mascaramento da qualidade escolar através de sucessivas recuperações (paralelas, internas, externas, espirituais, cósmicas - ou seja, até que o aluno atinja a sua aprovação/ e se isso não ocorrer, como em muitos casos, a culpa será do professor - "incompetente").

7º Dinheiro se gasta com estrutura predial (afinal os estudantes são gado, vamos construindo pastos e mais pastos), nunca com qualidade de ensino e menos ainda com os profissionais da educação (que em Minas já recebem o maravilhoso piso de R$ 950,00 - inclusos os benefícios, hoje esvaziados, é claro). 

Um comentário:

  1. Mais uma vez, estás de parabéns! Aqui está acontecendo isso, são cartilhas e cartilhas para fazer a cabeça dos professores e dos alunos. Pior ainda, não existe a opção de escolha em mais nada, tudo é obrigatório, lavagem cerebral direta, enfiam goela abaixo. Reduziram os professores nas escolas, diminuíram a quantidade de períodos e aumentaram o tempo em sala de aula. Fazem vídeo-conferências e, aos poucos,estão desmobilizando todos os grupos organizados em torno da questão sindical. Sem contar ainda as humilhações que os professores estão passando na escola. Beijos.

    ResponderExcluir