sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Com a Palavra: Friedrich Nietzsche


Nome: Friedrich Nietzsche (1844-1900).
Profissão: Professor e Filósofo.
Nacionalidade: Alemão.
Obra: Ecce Homo.

"Tenho conhecimento do meu destino. Sei que algum dia o meu nome estará relacionado, em recordação, a algo de terrível, a uma crise como nunca ocorreu, à mais tremenda colisão de consciências, a uma sentença definitiva pronunciada contra tudo aquilo que se acreditava, exigia e santificava até então. Eu não sou um homem, sou uma dinamite. E, não obstante tudo isso, não tenho rompantes de fundador de religiões; as religiões são coisas de gentalha; eu sinto a necessidade de lavar as mãos depois de ter tocado as de um homem religioso....Não quero crentes; acredito que sou demasiado mau para crer em mim mesmo; eu nunca falo às massas... Tenho grande medo de ser, algum dia, santificado; desse modo, compreenderão por que eu publico antes este livro: deve ele evitar que se abuse do meu nome...Não quero ser um santo, prefiro ser um palhaço...Talvez seja eu um palhaço...Todavia, ou talvez não todavia - porque até agora não há nada tão mentiroso quanto os santos - eu falo a verdade. A minha verdade é espantosa, porque agora a mentira se denominou verdade.
(...)
A moral cristã foi até agora a Circe de todos os pensadores: estavam eles ao seu serviço. Quem antes de mim desceu às profundezas cavernais de que emanam os gases venenosos daquela espécie de Ideal que é a calúnia do mundo?
(...)
Ensinou-se o desprezo dos principais instintos da vida; inventou-se chocarreiramente uma alma, um espírito para destruir o corpo; ensinou-se a pesquisar algo de impuro na premissa da vida, na sexualidade; procurou-se na mais profunda necessidade da prosperidade, no severo amor de si mesmo (a própria palavra já é caluniosa!) o mau princípio; e precisamente em sentido contrário, na base típica da degenerescência e da contradição dos instintos, na perda do equilíbrio e da personalidade, no amor do próximo (mania do próximo) se descobre um valor mais alto - que digo - o valor por excelência!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário