quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Crimes Recentes do Catolicismo

Muitos que se dizem críticos do Catolicismo, essencialmente reacionário, usa como argumentação a História Medieval e os séculos de abusos, torturas, assassinatos, cometidos pela "Santa" Inquisição; pois bem, poucos se lembram dos erros, abusos, cometidos pelo mesmo no século passado, para ficarmos com a História mais próxima e contemporânea.

Dois eventos, um interno, outro externo, denotam bem o reacionarismo e a crueldade católicas perante a vida humana e os interesses/anseios populares: o massacre de judeus pelo Nazismo e o Golpe Militar de 64 no Brasil.

Sabe-se que de Roma muitos judeus foram enviados para campos de concentração, especialmente o de Auschwitz, na Polônia, e tudo sob o silêncio (acordado), anti-cristão, do Papa Pio XII - que hoje é proposto como "santo" pelo presente, e também nefasto, Papa Bento XVI.

Em nosso país o Catolicismo financiou instituições como o IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais), criada por empresários em 1961, que tinha como objetivo difundir todo tipo de propagandas contrárias ao governo de Jango (1961-1964); além disso organizara, em 1964, uma dita "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", reunindo os setores médios paulistanos até a Praça da Sé onde um padre norte-americano, Patrick Peyton, rezou missa para livrar o Brasil do Comunismo (perigo vermelho diziam, até com cartazes do tipo "vermelho, só batom"). Dias depois o general mineiro Olympio Mourão (golpista desde 1937, elaborando o Plano Cohen que dera a Getúlio Vargas a oportunidade de implantar uma Ditadura - Estado Novo) e sua Operação Popeye (referência ao seu hábito de fumar cachimbo) reunia tropas de Juiz de Fora rumo ao Rio de Janeiro, derrubando o governo Jango em 1 de abril de 1964.

Quanta ironia, reunir a família em "marcha" (como "soldados de Cristo") com Deus (só se for o zangado do Velho Testamento, que ainda por cima é vingativo e ciumento), e pela "liberdade" (talvez a palavra mais mal usada pela humanidade), resultado: 21 anos de governo autoritário, marcado por todo tipo de violências (torturas, censuras, exílios, sequestros, assassinatos).

E como na clássica história de horror do Dr. Frankestein, a criatura virou-se contra o criador, e nos anos 70 muitos membros do baixo clero sofreram nos porões da repressão político-militar, sob pretexto destes padres, monges, terem se aproximado da esquerda comunista (como o Frei Tito, que anos após ser torturado pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, acabara cometendo suicídio em Paris).

Hoje, quando ando pelas ruas e vejo no horizonte uma catedral, uma agremiação católica, me vem sempre a mente as milhares de pessoas mortas, direta ou indiretamente, pelos crimes cometidos desta instituição cancerígena que sobrevive, carcomida, apenas na miserável América Latina, visto que o berço da mesma (a Europa) caminha para se tornar um continente dividido entre protestantes e céticos.

Um comentário:

  1. concordoo tiagãoo..... participei de um curso de liderwança católica esse fds, fui por curiosidade. Fiquei trancado durante 3 dias em uma escola recebendo bombardeios de idéias na cabeça, junto com 62 pessoas. Uma lavagem cerebral imensaaaaa!!! e as pessoas, por não terem conhecimento da propria religião, seguem ela achanado q vão para o paraíso. Aprendi mtas coisas boas la, mas em questão de religião, foi lixo.. Tenho minha ideologia sobre tdo isso e não mudo, tdo q vc disse ae, por interesse e necessidade, eu ja sabia e concordo contigo. Toda e qualquer religião tem o intuíto de rebaixar o ser humano e deixa-lo limitado, fazendo com que ele procura se superar com a ação divina, sendo q o homem é capaz d tudo. Sem falar q a religião é a maior faxada d todas né... abraçooss

    ResponderExcluir